EU AMO VINIL

Ola Blogueiros de plantão!!!







Sejam bem vindos ao mundo virtual e cultural do VINIL!!!







Todos sabem que hoje temos inúmeras midias e formatos para curtir boas musicas, mas não existe nada igual a o velho e bom LP!







O Vinil, te ajuda a viajar no tempo recordar de momentos, e ler muita poesia boa. Sim, poesia! Quantos vinil´s que você possui que existem dedicatórias, poesias e pensamentos de pessoas que você nunca viu, e por ironia pararam em sua mão!







Vamos compartilhar idéias, vinil´s, e muita musica boa!!!



terça-feira, 10 de agosto de 2010

HITÓRIA O VINIL

O disco de vinil surgiu no ano de 1948, tornando obsoletos os antigos discos de goma-laca de 78 rotações - RPM (rotações por minuto) -, que até então eram utilizados. Os discos de vinil são mais leves, maleáveis e resistentes a choques, quedas e manuseio (que deve ser feito sempre pelas bordas). Mas são melhores, principalmente, pela reprodução de um número maior de músicas - diferentemente dos discos antigos de 78 RPM - (ao invés de uma canção por face do disco), e, finalmente, pela sua excelência na qualidade sonora, além, é lógico, do atrativo de arte nas capas de fora.






Discos de vinilA partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, a invenção dos compact discs (CD) prometeu maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil ficarem obsoletos e desaparecerem quase por completo no fim do Século XX. No Brasil, artistas que pertencem a grandes gravadoras, gravaram suas músicas em LP até 1997, e aos poucos, o bom e velho vinil saía das prateleiras do varejo fonográfico.



Alguns audiófilos ainda preferem o vinil, dizendo ser um meio de armazenamento mais fiel que o CD. O curioso é que a FNAC, e outras lojas da especialidade ainda têm uma pequena seção com discos em vinil que são, contemporaneamente, editadas por alguns (muito poucos) artistas/bandas.

Um comentário:

  1. Muito bom, vale lembrar que a partir do fim da decada de 70 a Philips desenvolveu o LP em estéreo, o que revolucionou a muitoa a qualidade destes.
    A qualidade do vinil sim é superior a do CD! O cd repodux no maximo 44.1 khz de frequqncia de audio. Já o vinil o som é igual ao originalmente gravado em 99.4 khz, o mesmo que um DVD!!! Mas com o passar do tempo perde qualidade devido ao atrito coma a agulha.

    Show de bola parababens!

    ResponderExcluir